Topo

Josias de Souza

FHC sobre Aécio: ‘Jogá-lo às feras é oportunismo’

Josias de Souza

11/07/2019 15h23

O diretório de São Paulo do PSDB mal pediu a expulsão de Aécio Neves dos quadros partidários e Fernando Henrique Cardoso já saiu em defesa do correligionário tóxico. O grão-mestre do tucanato anotou no Twitter que "jogar filiados às feras, (…) sem esperar decisão da Justiça, é oportunismo sem grandeza. Não redime erros cometidos nem devolve confiança."

Há dois meses, o PSDB elegeu uma "nova" Executiva nacional. Trombeteou-se que o ninho viveria uma fase de "renovação". Aprovou-se um "novo" código de ética. Prevê a expulsão de filiados às voltas com encrencas criminais. Mas anota que o expurgo só ocorrerá após condenação em última instância. A regra fica devendo à jurisprudência em vigor no Supremo, que prevê a prisão em segunda instância.

Ou seja: Réu numa ação penal e protagonista em nove inquéritos, Aécio irá em cana se for condenado por um tribunal de segundo grau. Mas continuará aninhado nos quadros do PSDB. Na véspera da manifestação de FHC, o prefeito tucano de São Paulo, Bruno Covas disse que já não suporta o convívio com Aécio: "Ou eu ou ele. É um ou outro."

A despeito da juventude, Bruno Covas exibe tardiamente uma reação de quem já se deu conta de que a oxidação da biografia de Aécio tornou-se um processo de corrosão do PSDB. Apesar de toda a sua vivência, FHC ainda não notou uma evidência singela: ninguém se afoga por cair na água, mas por permanecer lá. Num gesto temerário, FHC joga-se na correnteza para abraçar um afogado. Corre o risco de afundar junto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.