Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Filho em ‘função imprópria’ é ‘pequenez’, diz FHC

Josias de Souza

15/07/2019 14h54

Fernando Henrique Cardoso insinuou no Twitter que Jair Bolsonaro se apequena ao cogitar a indicação do próprio filho, Eduardo Bolsonaro, para o posto de embaixador do Brasil em Washington. Estendeu a avaliação sobre o encolhimento da estatura política aos deputados que votaram contra a reforma da Previdência apenas para atrapalhar o "governo". Escreveu governo assim, entre aspas, como se desejasse ironizar a gestão de Bolsonaro.

Embora não tenha citado nomes ou siglas, ficou claro que o ex-presidente tucano direcionava suas críticas a Bolsonaro e às legendas oposicionistas, que refugam propostas destinadas a atenuar o desequilíbrio fiscal do Estado brasileiro. "Dá a sensação de os políticos estarem engalfinhados na pequenez", escreveu. No final do seu post, FHC fez uma menção elogiosa ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Chamou-o de equilibrado.

Rodrigo Maia e seu pai, Cesar Maia, replicaram o texto de FHC nas redes sociais, endossando-o.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.