Topo

Josias de Souza

Cerco à Receita conspira contra a arrecadação

Josias de Souza

19/08/2019 19h43

Jair Bolsonaro submete a Receita Federal a um inusitado cerco político. A crise subiu de patamar com a queda do subsecretário-geral da Receita, João Paulo Ramos Fachada —um dirigente do Fisco que levava o pé à porta contra tentativas de substituições em escalões inferiores do órgão no Rio de Janeiro, berço eleitoral da dinastia Bolsonaro.

O movimento apequena o ministro Paulo Guedes, compromete o interesse público e ofende a lógica. Guedes ficou menor porque a "carta branca" que recebera de Bolsonaro tornou-se de outra cor. Encontra-se agora numa zona cinzenta em que o prestígio do auxiliar é sempre menor do que a conveniência do chefe.

Comprometeu-se o interesse público porque um órgão de Estado virou repartição a serviço dos interesses do governante de sua família. Manda quem pode, desobedece quem tem apreço aos valores republicanos e à própria biografia.

A afronta à lógica decorre de uma dedução que qualquer criança de cinco anos seria capaz de fazer: num instante em que o governo passa seus gastos na lâmina por falta de verba, atiçar a máquina coletora de tributos é como torcer o pescoço da única galinha que leva ovos ao cesto.

Em vez de proteger o primogênito Flávio Bolsonaro ou indicar Eduardo Bolsonaro para a embaixada em Washington, o capitão deveria nomear a caçula Laura para sua assessoria pessoal. Com oito anos, ela não dispõe de experiência. Mas tem a lucidez infantil que falta aos marmanjos da família.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.