Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Pacote de privatizações é tímido e improvisado

Josias de Souza

22/08/2019 09h40

O mais recente pacote de privatizações desembrulhado pelo governo peca pela timidez e pelo improviso.

Na noite de terça-feira, num evento em São Paulo, o ministro Paulo Guedes declarou: "Tem gente grande aí que acha que não será privatizada, mas vai entrar na faca".

Na quarta-feira, o governo apresentou 17 estatais a serem vendidas. Dessas, oito já estavam na vitrine.

Quer dizer: há na nova lista apenas nove novidades. Algumas delas —Correios, Telebrás, Serpro e Dataprev, por exemplo— desceram ao balcão sem estudos sobre o modelo de venda.

O Brasil convive com quase 140 estatais federais. A grossa maioria serve ao aparelhamento político e à roubalheira.

No gogó, Paulo Guedes fala em passar estatais na faca. Na prática, o governo parece lidar com a encrenca armado de canivete. É pouco, muito poucp, pouquíssimo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.