Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Jungmann: ‘Luto por federalização desde o início’

Josias de Souza

17/09/2019 22h02

Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública na gestão de Michel Temer, elogiou nas redes sociais a decisão de Raquel Dodge de federalizar o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco. Lembrou que defendia a providência desde o dia seguinte à execução do crime, em 14 de março de 2018.

Com mais de um ano de atraso, no último dia de sua gestão como procuradora-geral da República, Dodge requereu a transferência da investigação do âmbito estadual para a esfera federal. Requisitou também a abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça para identificar o mandante do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

"Esta denúncia completa aquilo que era necessário, quando, em outubro de 2018, requisitei investigação à Polícia Federal", anotou Dodge. "Havia indícios de que a investigação processada no âmbito estadual não estava seguindo a verdadeira linha apuratória".

Dodge acusou cinco pessoas de atrapalhar e obstruir a investigação: um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Domingos Inácio Brazão; um agente aposentado da Polícia Federal, Gilberto Ribeiro da Costa; um policial militar do Rio, Rodrigo Jorge Ferreira; a advogada Camila Moreira Lima Nogueira; e um delegado da polícia federal, Hélio Khristian Cunha de Almeida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.