Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Economia prevalece sobre política na Petrobras

Josias de Souza

18/09/2019 23h04

A decisão da Petrobras de reajustar os preços da gasolina e do diesel nas pegadas dos ataques às instalações petrolíferas da Arábia Saudita elimina dois mistérios que angustiavam o mercado. Ficou entendido que a estatal manterá sua política de repassar para os preços a variação da cotação do óleo no exterior. Com isso, descobriu-se também que as pulsões intervencionistas de Jair Bolsonaro foram momentaneamente domadas. Houve alívio generalizado.

Na segunda-feira, Bolsonaro apressara-se em dizer que os preços dos combustíveis seriam mantidos. Horas depois, a Petrobras ecoaria o presidente numa nota oficial. Na terça, o ministro Paulo Guedes (Economia) fugiu do assédio dos jornalistas. Questionado, limitou-se a balbuciar uma frase: "Petróleo quem resolve é a Petrobras." Num instante em que espalhava-se o vírus da desconfiança, sobrevieram os reajustes de 3,5% para a gasolina e 4,2% para o diesel.

O fato de o interesse econômico da Petrobras ter prevalecido sobre a conveniência política de Bolsonaro é especialmente relevante nesse instante. A Petrobras colocou a venda oito de suas refinarias. O objetivo da estatal, obviamente, é o de obter o melhor preço. E o interesse por essas refinarias tenderia a sumir se a autonomia na fixação dos preços fosse substituída pela volta do modelo de controle artificial da tabela dos combustíveis.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.