Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Nova lei eleitoral é peça de um retrocesso maior

Josias de Souza

19/09/2019 19h16

Observada isoladamente, a proposta que desvirtua as regras eleitorais e partidárias é inaceitável. Mas ela se torna inacreditável quando é vista como peça de uma engrenagem maior. Vale a pena tomar distância da cena específica para enxergar o cenário por inteiro. Quem faz isso percebe que há sobre o palco algo muito parecido com uma máquina de moer moralidade.

Além do projeto que abre brecha para o caixa dois e otras cositas más, há em cena a lei de abuso de autoridade, uma CPI da Lava Jato, uma emenda que proíbe juízes de primeira instância de decretar medidas cautelares contra políticos graúdos, um projeto que impede auditores de comunicar indícios de crimes ao Ministério Público. (Veja comentário abaixo)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.