Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Bolsonaro apressa vetos para Congresso derrubar

Josias de Souza

28/09/2019 04h57

Jair Bolsonaro sancionou nesta sexta-feira (27), com vetos, o projeto que muda regras eleitorais e normas de prestação de contas dos partidos políticos. Manteve intacto o trecho que abre brecha para o caixa dois. E criou um tipo novo de veto presidencial: o veto para bolsonarista ver.

Na boca do palco, Bolsonaro tocou o tambor dos vetos, como pediam seus súditos nas redes sociais. Na coxia, dançou a coreografia da enganação. Entregou de bandeja à banda arcaica do Legislativo uma semana de prazo para derrubar os vetos. O centrão se equipa para restabelecer trechos da lei duros de roer.

No Planalto, o esforço concentrado é tratado como algo "normal". Nos subterrâneos do Legislativo, a coisa ganha a forma de um tour-de-farsa. Um senador contou ao blog que o ritmo de toque de caixa foi combinado entre Bolsonaro e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre.

De todos os vetos que podem ser revistos pelos parlamentares, o mais radioativo refere-se a artigos que previam que o valor do fundo eleitoral —aquele que financia as campanhas com verbas públicas—, fosse definido pela Comissão de Orçamento, sem um limite.

Com o veto de Bolsonaro, ficou valendo o limite de R$ 1,8 bilhão para fundo que custeará as eleições municipais de 2020. É o mesmo valor da eleição de 2018, corrigido pela inflação. Sem o veto, instaura-se o vale-tudo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.