Mais informação com menos tempo de leitura
Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Político tratar tortura como ‘besteira’ é torturante

Josias de Souza

08/10/2019 19h34

Jair Bolsonaro não sabe para onde caminha a humanidade. Mas parece empenhado em rumar para o lado oposto do humanismo. Nesta terça-feira, o capitão classificou como "besteira" a curiosidade dos repórteres em saber sua opinião a respeito de um tema espinhoso: a denúncia do Ministério Público Federal apontando suspeita de tortura a presos no Pará. Coisa atribuída à força-tarefa federal que o ministro Sergio Moro enviou para debelar crise no sistema prisional paraense.

Num país em que não há pena de morte nem prisão perpétua, a maioria dos presos retornará às ruas cedo ou tarde. Treinados pelas facções criminosas que dominam as cadeias, os detentos sairão piores. Submetidos à tortura por agentes do próprio Estado, sairão muito piores. (Assista ao comentário abaixo)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.