Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Bolsonaro não aprende nada com erros de Macri

Josias de Souza

30/10/2019 05h02

Em entrevista ao Estadão, Jair Bolsonaro fez um par de declarações reveladoras. Numa, afirmou que "a esquerda não tem futuro no Brasil num curto espaço de tempo". Acha que nem a provável saída de Lula da cadeia reanimará os rivais, porque "a corrupção foi praticada de forma ampla, geral e irrestrita" no país, "tem muitas pessoas presas e outras respondendo a processos".

Noutra, Bolsonaro praticamente se apresentou como único representante da direita. E pronunciou algo muitom parecido com uma autoironia. "A esquerda está preocupada porque não está trabalhando", declarou. Por quê? Não é necessário. "A oposição é feita do lado de cá", ele disse. "Isso tem que parar de existir".

O resultado das eleições presidenciais na Argentina indica que Bolsonaro deveria refinar suas avaliações. Há quatro anos, seria internado como louco alguém que dissesse que Cristina Kirchner voltaria à Casa Rosada. Pois madame, camuflada na posição de vice, voltou ao poder carregada pela mesma insatisfação que elegera o agora derrotado Mauricio Macri.

Num instante em que o noticiário sobre a Lava Jato provoca bocejos e o Supremo se prepara para abrir as celas dos condenados em segunda instância, é temerário dizer que a imagem da corrupção impedirá reviravoltas no Brasil. Bolsonaro deveria parar de fazer oposição a si mesmo e se concentrar no essencial: a economia. Ou entrega resultados ou, a exemplo de Macri, pode se tornar um candidato favorito a fazer de algum adversário o próximo presidente do Brasil em 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor