Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Bolsonaro quer fazer a ‘caveira política’ de Witzel

Josias de Souza

31/10/2019 02h40

Mudou de patamar o relacionamento de Jair Bolsonaro com Wilson Witzel. Evoluiu de ruim para muito pior. Um auxiliar do presidente explica: "Antes, o presidente estava em rota de colisão com o governador fluminense. Agora entrou no estágio da explosão. A diferença é que na colisão o abalroado não desaparece de cena."

Bolsonaro atribui a Witzel a "canalhice", a "patifaria" de vazar informações judiciais sigilosas sobre o depoimento em que um porteiro o envolveu "levianamente" no caso Marielle Franco. O presidente acusa o ex-aliado de ter ordenado à polícia civil do Rio a manipulação do inquérito —um "ato criminoso" de quem tem a ambição de chegar ao trono presidencial.

Ex-juiz, Witzel nega a violação de processo sigiloso. Insinua que o presidente da República não estava na plenitude do seu juízo quando o acusou. Lamentou que Bolsonaro, fora do seu "estado normal", tenha descambado para o "descontrole emocional". Sugere "retratação". Bolsonaro dá de ombros. Sua intenção é a de "fazer a caveira política" de Witzel, reivindicando o direito a um "excludente de ilicitude", pois estaria agindo em "legítima defesa".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor