Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Amor de Bolsonaro por Trump é via de mão única

Josias de Souza

04/11/2019 20h11

Jair Bolsonaro já disse a Donald Trump que o ama. Depois que a Casa Branca apoiou a candidatura da Argentina à OCDE, rebarbando promessa feita por Trump de avalizar o ingresso do Brasil no clube das nações mais ricas, ficou no ar a suspeita de que o amor do capitão era platônico. Descobre-se agora que o sentimento é anacrônico, pois substitui o profissionalismo da diplomacia brasileira pelo personalismo ideológico de Bolsonaro.

Contrariando expectativas do Planalto, os Estados Unidos recusaram-se a levantar o veto imposto à carne bovina do Brasil em 2017, nas pegadas da operação Carne Fraca. Numa visita à Casa Branca, em março, Bolsonaro assinara declaração conjunta com Trump. Um dos itens do documento previa uma vistoria técnica no sistema de inspeção de carne brasileiro. Dava-se de barato que os canais de venda seriam desobstruídos. Ilusão. Feita a fiscalização, surgiram novas exigências. Nada será resolvido em prazo inferior a um ano.

Trump ensina a Bolsonaro que política externa não se faz na base das juras de amor. Vale o interesse nacional, não o pessoal. Além de não obter coisa nenhuma dos Estados Unidos, Bolsonaro faz concessões em série. Por exemplo: Avalizou a importação de até 750 mil toneladas de trigo americano com tarifa zero. Elevou em 150 milhões de litros o limite para importação de etanol americano com tarifa zero.

Nesse ritmo, Bolsonaro ainda acaba compreendendo que, na diplomacia, o amor não é coisa para amadores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor