Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Recuo do STF transfere pressão para Congresso

Josias de Souza

07/11/2019 16h16

A meia-volta do Supremo Tribunal Federal em relação à regra que permite a prisão de condenados em segunda instância colocará o Congresso na linha de fogo da opinião pública. Deputados e senadores serão pressionados a restabelecer a prisão no segundo grau por meio de uma proposta de emenda constitucional. A pressão começou a chegar via redes sociais. O receio da banda podre do Legislativo é que o barulho acorde as ruas.

O esforço anticorrupção já recebeu muitas pauladas da Suprema Corte. Mas o recuo na jurisprudência sobre a prisão será a maior. Por quê? Além de abrir as celas, a decisão fará desaparecer o interesse pela delação premiada, ferramenta que se revelou vital no combate aos crimes do poder. Se o bandido tem dinheiro para o advogado e pode empurrar a execução da pena para um ponto qualquer no infinito, não há lógica em entregar suas culpas e os podres de terceiros num acordo judicial.

A plateia percebe o que está acontecendo. A roubalheira não atingiu o estágio epidêmico no Brasil por acaso. A oligarquia política e empresarial tornou-se corrupta porque a corrupção tem defensores poderosos no país. Na sequência da decisão sobre a prisão, virá o julgamento da Segunda Turma do Supremo sobre o pedido de suspeição de Sergio Moro no caso do tríplex. É grande a chance de anulação da sentença.

Fica-se com a impressão de que um pedaço do Supremo é movido pelo desejo inconsciente de acordar a rua. Não são negligenciáveis as chances de que consigam. Não é difícil antever as consequências. No Judiciário, tendem a se avolumar os pedidos de prisão preventiva antes do chamado trânsito em julgado das sentenças. E o Congresso deve sentir o hálito quente da opinião pública.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor