Topo

Política brasileira vive sob os efeitos do ‘Fator STF’

Josias de Souza

11/11/2019 18h43

É comum ouvir reclamações sobre a judicialização da política. Hoje, observa-se o inverso: a politização da Justiça. A política brasileira opera sob os reflexos do 'Fator STF'.

Há um ano, a Lava Jato pulsava, Jair Bolsonaro se prepava para tomar posse como um autoproclamado paladino da moralidade e Lula era um presidiário sem perspectivas. Isso tudo mudou.

Agora, a força-tarefa de Curitiba é um fenômeno moribundo, Bolsonaro faz acordos subterrâneos para blindar Flávio, seu filho Zero Um, e Lula está de volta aos palanques. Há digitais do Supremo em toda parte (Veja no comentário abaixo).

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.