Topo

Josias de Souza

Beltrame defende separar presos por facções

Josias de Souza

16/01/2017 05h59

Ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame defende como remédio para inibir a violência nas prisões brasileiras a separação dos presos por facções —em penitenciárias distintas. "No nível que chegou, tem que separar, senão, vai dar propblema", disse ele, em entrevista ao Valor. "Você tem hoje facções extremamente violentas, que banalizaram a vida."

De resto, Beltrame avalia que, para confrontar o crime organizado, o Estado precisa trocar a desorganização pela ação integrada das instituições públicas —da polícia ao Judiciário. Mencionou como ideal a ser cultivado uma integração nos moldes da que ocorreu em eventos esportivos do porte da Copa e dos Jogos Olímpicos, com o trabalho conjunto de mais de instituições.

Instado a avaliar as duas principais facções criminosas do país, Beltrame declarou que o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, é muito diferente do Comando Vermelho (CV), do Rio. A facção paulista é organizada, inteligente e, desde que não lhe contrariem os interesses, discreta. Enxerga o crime como um empreendimento. A bandidagem carioca é desorganizada, violenta e bélica.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.