Topo

Rita Lee é detida depois de um show em Aracaju

Josias de Souza

29/01/2012 07h04

A roqueira Rita Lee, 67 anos, foi detida em Aracaju na madrugada deste domingo (29). Prenderam-na depois da realização de um show na capital sergipana, sob a acusação de "desacato".

Entre uma música e outra, Rita avistou a presença de policiais na platéia, "quatro capacetes". Abespinhou-se. Do modo como falava, parecia tê-los visto agredindo um grupo de fãs. Convidou-os a se retirar.

A certa altura, referiu-se aos policiais em termos inamistosos: "cavalos", "cafajestes", "seus filhos da puta, vem me prender", "cavalaria aqui, não!" Insinuou que agiam por conta de um cigarro de maconha. Ironizou: "Não pode ser! Por causa de um baseadinho?!? Cadê o baseadinho, pra eu fumar aqui, agora."

Desafiou os policiais: "Eles não vêm aqui me pegar…" A despeito do entrevero, a polícia absteve-se de interromper a apresentação. Rita parou por conta própria. "Pô, meu último show. Tô me despedindo, tô feliz, tô tentando fazer vocês felizes. Não me deixam fazer o show!"

Chegou a instar os policiais a retirarem os capacetes para assistir à apresentação. Desatendida, resignou-se: "Então vamos lá. Vamos mandar tomar no cu e continuar".

Abordada no final, Rita foi em cana. Pelo celular, ela pendurou no twitter uma mensagem de final truncado: "Tô indo p/ a delegacia…a polícia d Aju ñ gosta d mim mas Sergipe gosta, estou dentro do carro, eles estaaoentravv." As cenas foram testemunhadas pelo governador petista Marcelo Déda.

Superior hierárquico da polícia, Déda respaldou seus agentes. Disse que Rita protagonizara "um espetáculo deprimente". Segundo ele, "a polícia não tinha feito nenhum tipo de ação que justificasse" a reação.

Na a avaliação do fã Déda, Rita tentou açular os ânimos dos cerca de 20 mil expectadores contra a polícia. Algo que poderia ter descambado para uma "confusão generalizada".

Na delegacia, a vovó do rock foi autuada em "flagrante". O boletim de ocorrência anota as razões: "desacato e apologia ao crime ou ao criminoso".

Perto das seis da manhã. Rita voltou ao twitter para anunciar que acabara de ganhar o meio-fio. Sem dar detalhes, deu a entender que avistara, de cima do palco, algo que motivara sua reação.

Atribuiu a liberação ao depoimento de outra expectadora famosa, a ex-senadora e ex-presidenciável Heloísa Helena (PSOL), hoje veradora em Maceió. HH estava na platéia. Chegara à delegacia antes de Rita. Assinou o 'BO' como testemunha de defesa.

Rita escreveu: "1-Temos registros da visāo privilegiada do palco 2- Solta graças à vereadora Heloísa Helena q estava na platéia e prestou idêntica versāo."

Também plugado no twitter, o roqueiro Lobão indignou-se: "Mas era só o que faltava… prender a Ritinha é de última!" Comparou-se à amiga: "Sei cume que é isso, acontecia toda hora comigo."

De resto, Lobão associou-se a Rita na desqualificação dos policiais: "Esses babacas num tem vergonha da cagada que estão fazendo não?!"

Dias atrás, Rita anunciara sua aposentadoria. O Show de Aracaju, segundo ela, foi o último de sua carreira. A ser verdade, fechou as cortinas em grande estilo. Com a ajuda da polícia sergipana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rita Lee é detida depois de um show em Aracaju - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza