Topo

Sob ameaça, Negromonte vira um ministro órfão

Josias de Souza

30/01/2012 04h01

Sabe qual é a diferença entre a maternidade e a Esplanada? Na maternidade, muitos pais ficam acabrunhados quando lhes nascem certas dúvidas. Na Esplanada, a paternidade é certificada antes de cada ministro vir à luz.

Veja-se o caso do ministro Mario Negromonte (Cidades). Resulta do cruzamento do interresse do PP com a conveniência do governador baiano Jaques Wagner, do PT.

Gregos e baianos sabem: Negromonte virou ministro de Dilma depois que Wagner concordou em gravar seu nome na certidão de nascimento, ao lado da bancada de deputados federais do PP.

Pois bem. Acomodado pelo Planalto na fila de demissões esperando para acontecer, Negromonte tornou-se um ministro atípico. O PP já não se reconhecia nele desde o ano passado. Agora, Wagner também sai de fininho.

"Quando o ministro Negromonte foi para o ministério deixei muito claro que essa era uma indicação do PP." Hã?!? "Foi elogiada por mim porque cada baiano que ocupe um papel é importante." Humm…

De passagem por Salvador, Dilma Rousseff foi ciceroneada neste domingo (29) pelo governador. Visitante e anfitrião conversariam sobre as (más) intenções de Dilma em relação a Negromonte.

Os repórteres, seres dotados de curiosidade congênita, quiseram saber se Wagner intercederia por Negromonte junto à presidente. E o governador: "Essa caneta não me pertence."

Embora presidente da República, tecnicamente, não seja cargo de ministério, até Dilma tem a paternidade política muito bem definida. Ela é da cota conjunta do Lula e do Sarney. Em toda Brasília, só Negromonte é órfão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sob ameaça, Negromonte vira um ministro órfão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza