MPF move ação contra 76 nomeações ‘secretas’
Josias de Souza
26/03/2012 18h52
O Ministério Público pede à Justiça Federal de Brasília que anule as nomeações.
O trem da alegria foi levado aos trilhos que conduzem às arcas do Tesouro por meio de um ato secreto do Senado.
Editada em 1991, a peça não foi publicada. Só veio à luz em 2009, quando ganhou s manchetes o escândalo dos atos secretos.
Descobriu-se, então, que 76 pessoas contratadas como estagiárias haviam sido efetivadas secretamente.
Em vez de mandar os beneficiários ao olho da rua, o Senado ratificou as nomeações. Daí a ação da Procuradoria.
Desde a conversão dos atos secretos em escândalo, já lá se vão quase três anos, o Senado promote aprovar uma reforma administrativa.
Encomendaram-se à Fundação Getúlio Vargas dois estudos. Custaram à Viúva, veneranda e desprotegida senhora, R$ 600 mil. A reforma encontra-se emperrada na Comissão de Justiça do Senado. E nada.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.