Topo

Aécio e Richa operam na surdina contra Haddad

Josias de Souza

08/04/2012 22h23

A ânsia de 'prender' José Serra em São Paulo produziu uma inusitada corrente no PSDB. Uma corrente a favor. Coisa rara no tucanato, um grupo de amigos 100% feito de inimigos.

Tucanos de vários quadrantes se mobilizam para facilitar a vida de Serra. Entre eles o senador mineiro Aécio Neves e o governandor paranaense Beto Richa. A dupla tenta puxar uma ponta do tapete de Fernando Haddad, o rival petista de Serra.

Na surdina, Aécio e Richa tricotam com Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB federal. Sabem que a amizade do interlocutor com Lula o impede de apoiar a coligação de sua legenda com Serra. Então…

Então, tentam convencer Eduardo a endossar o meio termo esboçado pelo PSB de São Paulo. Nessa saída, o partido não se uniria nem a Serra nem a Haddad. Buscaria uma fórmula neutra –a coligação com Paulinho (PDT), por exemplo.

Com isso, Márcio França, presidente do PSB-SP, não precisaria desocupar a poltrona que ocupa no governo tucano de Geraldo Alckmin. França é secretário de Turismo de São Paulo.

De resto, Eduardo potencializaria as alianças que unem seu partido ao PSDB noutras praças. Em Belo Horizonte, Aécio apoia a reeleição de Márcio Lacerda, do PSB. Em Curitiba, Richa endossa a reeleição de Luciano Ducci, também do PSB.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aécio e Richa operam na surdina contra Haddad - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza