Topo

Sorteio do Conselho de Ética vira jogo de cartas. Cinco disseram ‘passo’. Humberto Costa aceitou

Josias de Souza

12/04/2012 17h25

Foi divertido o sorteio do relator do processo contra Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado. Assemelhou-se ao 'mau-mau', aquele jogo de cartas no qual o jogador que, por estratégia, decide se abster de participar de uma rodada, grita "passo".

Na primeira rodada, deu Lobão Filho (PMDB-MA). Passou. Na segunda, Gim Argello (PTB-DF). Passou. Terceira mão de cartas: Ciro Nogueira (PP-PI). Passou. Quarta tentatia. Deu Romero Jucá (PMDB-RR). Passou. Quinta rodada do sorteio. Suprema ironia: Renan Calheiros (PMDB-AL). Passou.

A coisa começava a ficar enfadonha. Sobreveio o sexto sorteio. Deu Humberto Costa (PT-PE). Para alívio generalizado, o ex-líder petista aceitou a incumbência. Ufa, alvíssaras!

Humberto tentou dar ares de normalidade às desistências que o precederam: "Alguns são parlamentares que tiveram, em algum momento, confronto com Demóstenes. Qualquer atitude tomada neste procedimento poderia ser encarada como retaliação ou vingança."

Curioso, já que o próprio Humberto travou com Demóstenes homéricos embates no plenário do Senado. O relator anunciou para a próxima terça (17) a divulgação de um plano de trabalho. Vai-se marcar, então, a data para a inquirição do acusado.

De resto, ante contestações feitas por Demóstenes à interinidade de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), os membros do Conselho decidiram confirmá-lo no posto de presidente do colegiado.

Valadares, a propósito, foi à poltrona de presidente depois que o PMDB, dono do trono, abdicou da prerrogativa de indicar um nome. Numa bancada de 18, não foi encontrado um mísero cristão disposto a assumir o papel de chefe da inquisição.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sorteio do Conselho de Ética vira jogo de cartas. Cinco disseram ‘passo’. Humberto Costa aceitou - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza