Topo

México: vestido sexy ‘vence’ debate presidencial

Josias de Souza

08/05/2012 16h03

Um vestido monopoliza a cena política no México desde domingo (6). Surgiu num debate presidencial. Foi uma aparição rápida: escassos 24 segundos. E, desde então, os mexicanos não falam de outra coisa.

Deve-se a notoriedade do vestido –um longo branco, justo e decotado— às formas do recheio. A peça desfilou diante das câmeras pendurada nos ombros da ex-modelo Julia Orayen, que já posara para a Playboy vestindo apenas a própria pele.

Contratada como assistente do debate, coube a Julia executar uma tarefa, digamos, menor: distribuir aos presidenciáveis cartões que indicavam a ordem em que cada um responderia às perguntas. O vestido como que agigantou a missão.

Inaugurou-se nas redes sociais um debate paralelo à contenda presidencial. No Twitter mexicano, o tema "Orayen para Presidente" foi guindado às primeiras posições.

Boa parte dos internautas considera que, adornado por Julia, o vestido venceu um debate presidencial marcado pela chatice. Nesta terça (8), a Comissão Eleitoral do México viu-se na contingência de manifestar-se.

Em nota oficial, a comissão escreveu: "Nós nos desculpamos pelo erro de produção associado à roupa de uma das assistentes durante o primeiro debate presidencial e gostaríamos de nos desculpar aos cidadãos e aos candidatos à Presidência."

A eleição mexicana ocorrerá em julho. Antes, em 10 de junho, haverá um segundo debate. Considerando-se a reação dos organizadores, o vestido não deve comparecer. Nem precisa. Já foi eleito como a grande revelação da campanha. Julia, o adereço, diz que se sentiu "usada".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

México: vestido sexy ‘vence’ debate presidencial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza