El Pais confundiu a ministra Izabella com Dilma
Josias de Souza
25/05/2012 20h44
Ao noticiar o veto parcial de Dilma Rousseff ao Código Florestal, o diário espanhol El Pais confundiu a presidente brasileira com sua ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dilma não há de ter gostado. Mas a injustiça foi maior com os cirurgia plástica do Brasil.
Transferida para a Casa Civil, Dilma reformou o guarda-roupa. Guindada por Lula à condição de presidenciável, aposentou os óculos. Antes do início da campanha de 2010, passou parte das imperfeições faciais na lâmina.
Para a propaganda de tevê, os marqueteiros receitaram-lhe a modernização do penteado. Alisa daqui, estica dali chegou ao dia da posse como personagem de uma revolução estética. De militante de mostruário, tornou-se presidente de vitrine.
Noutros tempos, Dilma dava de ombros para a aparência pessoal. O batom já parecia uma concessão burguesa. Hoje, veste-se com apuro e não vai ao meio-fio sem levar uma camada de cosméticos à face que Deus lhe deu e que o bisturi retocou. Só o El Pais não se deu conta da extraordinária diferença.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.