Sarney manda incluir na pauta de votações fim do voto secreto para a cassação dos mandatos
Josias de Souza
05/06/2012 16h19
Pressionado por vários colegas, José Sarney (PMDB-AP) mandou incluir na pauta de votações do Senado as propostas que acabam com o voto secreto para a cassação de mandatos de parlamentares. O tema vai a debate na quarta-feira (13) da semana que vem.
Há no Senado pelo menos três projetos de emenda constitucional que versam sobre esse assunto. Aguardavam pela boa vontade de Sarney. A mais antiga começou a tramitar em 2006 e estava na fila do plenário havia dois anos.
Só agora, quando encaminha-se para a guilhotina o pescoço de Demóstenes Torres, os senadores se deram conta de que seria conveniente pressionar Sarney, arrancando-o da letargia. Pode ser tarde demais.
Ainda que os senadores aprovem uma das emendas em tempo recorde, o texto terá de ser enviado à Câmara. Ali, entra numa fila que pode demorar anos. Para cortar os prazos, seria necessário um amplo entendimento entre todos os partidos –na Câmara e no Senado. Algo que, por ora, não se enxerga no horizonte.
Antes de Demóstenes, frequentaram o patíbulo o próprio Sarney, em 2009, e Renan Calheiros (PMDB-AL), em 2007. Nas duas oportunidades, discutiu-se muito sobre a necessidade de extinguir o voto secreto. E nada.
Os processos contra Sarney (uma dúzia) foram abatidos no Conselho de Ética. Renan chegou a ser julgado no plenário do Senado. Beneficiado pela sombra do voto secreto, foi absolvido. Uma, duas vezes.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.