Aclamado no retorno, João da Costa ‘peita’ Lula
Josias de Souza
08/06/2012 07h31
Empurrado para fora do tabuleiro de 2012 por Lula e pelo PT federal, o prefeito petista de Recife João da Costa teve recepção de astro ao retornar do cadafalso montado contra ele em São Paulo. Aguardavam-no no aeroporto cerca de 300 militantes.
Estrondosa, a manifestação deu uma ideia do tamanho do desafio que assedia o senador Humberto Costa, o candidato ungido pela cúpula para representar o PT na disputa pela prefeitura da capital pernambucana.
A claque do prefeito rejeitado gritava coisas assim: "Ô, Lula, decepção! Em Recife você não manda não." Ou assim: "O povo quer, o povo gosta, nosso prefeito é João da Costa."
Nesta sexta (8), o prefeito reúne sua tropa para decidir como vai proceder. Tomado pelo timbre belicoso do desembarque, João da Costa não parece propenso a depor as armas:
"Não vou submeter meu apoio a um ato de força. Nestes trinta anos no PT, fui acostumado a ser convencido na hora de dar um apoio político. E não fui [convencido] até agora." Conforme já comentado aqui, o maior rival do PT em Recife passou a ser o PT.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.