Topo

TSE julga hoje pedido do PSD para ter acesso a fundo partidário e ação a favor dos ‘contas sujas’

Josias de Souza

12/06/2012 05h56

O Tribunal Superior Eleitoral decidirá na sessão desta terça (12) duas causas aguardadas com vivo interesse pelos atores da política. Uma diz respeito ao pedido do PSD de Gilberto Kassab de reconhecimento do 'direito' da legenda de ter acesso às verbas do fundo partidário –dinheiro público que financia as agremiações.

A outra refere-se a um recurso contra decisão do TSE que condicionara a participação dos políticos nas eleições de 2012 à aprovação das prestações de contas de campanhas anteriores. Insurgiu-se contra o bloqueio dos 'contas sujas' o PT. Depois, outras 13 legendas se associaram ao recurso: PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS.

O processo do PSD é relevante porque vai definir, na prática, o futuro da legenda nascida dos escombros do DEM. Se considerar que o PSD tem mesmo direito ao fundo partidário, o TSE estará admitindo, implicitamente, que a legenda de Kassab vai dispor também de tempo de propaganda no rádio e na tevê. Sem essas duas ferramentas –verbas e vitrine eletrônica— o PSD corre o risco de murchar.

Quanto ao recurso dos partidos contra o veto da Justiça Eleitoral aos 'contas sujas', dependendo do que for decidido pelo TSE a eleição municipal deste ano será mais limpa ou menos higienizada. Mantendo a decisão que tomou em 1º de março, o TSE renderá homenagens ao eleitor e à limpeza. Revogando-a, o tribunal se renderá aos partidos e aos políticos que desejam pedir votos sem dispor de escriturações à prova de detergentes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

TSE julga hoje pedido do PSD para ter acesso a fundo partidário e ação a favor dos ‘contas sujas’ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza