Topo

Humberto procura em SP apoio que foge em PE

Josias de Souza

13/06/2012 05h32

Para impor Humberto Costa como seu candidato à prefeitura de Recife, Lula e o PT federal arrancaram o prefeito João da Costa da disputa na marra. Justificam o gesto com o pretexto de que brigam pela pacificação da legenda. Não se deram conta do óbvio: lutar pela paz é como matar pela sobrevivência da espécie.

Às voltas com uma agremiação trincada, Humberto foi a São Paulo nesta terça (12). Acompanhado do mandachuva Rui Falcão, encontrou-se com Lula. O ex-soberano lhe disse que o importante agora é conservar a unidade dos partidos que gravitam na órbita do PT em Recife. Comprometeu-se a participar da campanha do ungido.

Simultaneamente, o governador Eduardo Campos (PSB) –personagem que não perde por esperar, ganha— esboçou o rompimento. Principal aliado do PT na província, ele disse acreditar que o petismo perdeu as condições políticas de capitanear uma eleição em Recife. Pior: falta-lhe coesão para governar a cidade.

"Essa situação vivida por um partido importante da Frente Popular tira as condições do PT de liderar uma eleição e, mais, um processo de governo.", disse o governador.  "Para liderar um governo é preciso ter união política na sua base." Eduardo ainda não saltou da canoa de Humberto, mas levou um pé para fora da encrenca.

"A primeira pergunta que tenho feito é: qual é a unidade política? Essa unidade é em torno de que projeto para a cidade? Já vi eleições com unidade e sem unidade. Já vi unidades verdadeiras e unidades não verdadeiras. Não queremos unidade a qualquer custo. Queremos algo que anime a cidade."

É certo que pelo dedo se conhece o gigante. Porém, se o PT bobear, o suporte de Lula pode revelar-se pequeno para o tamanho do desafio. Impossível, por ora, prever o futuro de Humberto. Mas ele parece cada vez menos estranho.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Humberto procura em SP apoio que foge em PE - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza