Topo

Ibope: Humberto Costa 40% X 5% Geraldo Júlio

Josias de Souza

16/07/2012 15h46

Pesquisa feita pelo Ibope dá ideia do tamanho da briga comprada pelo neo-presidenciável Eduardo Campos. Refugado por ele, Humberto Costa (PT) lidera a corrida pela prefeitura de Recife com 40% das intenções de voto. Geraldo Júlio (PSB), o candidato fabricado pelo governador segura a lanterna com 5%.

Ao riscar o chão e bater no peito, Eduardo Campos condenou-se a uma de duas alternativas: ou eletrifica o seu 'poste' ou terá o fio desligado da tomada de 2014. Para que suas pretensões nacionais fiquem em pé, precisa repetir no município a mágica operada por Lula no país, em 2010.

Com seus 5%, o pupilo do governador aparece na pesquisa em quarto lugar, atrás do deputado federal Mendonça Filho (DEM), com 20%; e do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), com 9%.

Humberto Costa carrega nos ombros a maior taxa de rejeição: 28% do eleitorado declara que jamais votaria no petista. Nesse quesito, o 'demo' Mendonça Filho empata com o líder. O tucano Daniel Coelho é rejeitado por 18% dos eleitores. O 'poste' Geraldo Júlio, debutante em urnas, arrosta a menor taxa de repúdio: 14%.

O Ibope também mediu o prestígio de Eduardo Campos. Entre os politizados eleitores da capital pernambucana, a gestão do mandarim do PSB no governo estadual é considerada ótima ou boa por 63%. No mesmo universo, a gestão federal de Dilma Rousseff obteve aprovação equivalente: 65%. Ou seja: o governador dispõe de prestígio no seu quintal. Resta saber se conseguirá promover a transfusão de votos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ibope: Humberto Costa 40% X 5% Geraldo Júlio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza