Topo

Vídeo liga José Serra a Hitler em site de Haddad

Josias de Souza

09/08/2012 07h47

Alguma coisa subiu à cabeça dos operadores de marketing da campanha petista de Fernando Haddad. Parece onipotência. Mas é desespero. Veiculou-se no site do candidato de Lula à prefeitura de São Paulo um vídeo que, entre outras grosserias, associa o rival tucano José Serra a Adolf Hitler.

Intitulada 'E agora, José?', a peça é assinada pelo rapper MC Mamuti 011. É ilustrado com imagens que retraram Serra como vampiram e vinculam-no ao sócia do desenho animado sr. Burns, da série 'Os Simpsons'.

No pedaço em que compara Serra a Hitler, o vídeo ironiza uma passagem da campanha presidencial de 2010 –aquele episódio em que Serra disse ter sido atingido na cabeça por objeto atirado por militante petista.

Ouvido pelo repórter Bernardo Mello Franco, o rapper Mamuti declarou que produziu o vídeo por conta própria. "Não tenho vínculo com nenhum partido." A assessoria de Haddad saiu-se com duas manifestações contraditórias.

Num primeiro contato, informou que o candidato não é responsável pelo vídeo. Algo que, em letras diminutas, era informado também no site. Numa segunda abordagem, informou-se que a peça foi ao site sem a autorização dos coordenadores da campanha. Alegou-se que o responsável seria mandado ao olho da rua. Pelo sim, pelo não o vídeo sumiu repentinamente do site. Pode ser visto no Youtube.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo liga José Serra a Hitler em site de Haddad - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza