Recife: Candidato do PSB dá salto em pesquisa
Josias de Souza
30/08/2012 00h57
O governador pernambucano Eduardo Campos revela-se um bom carregador de poste. Num intervalo de 40 dias, levou seu candidato à prefeitura de Recife de 7% para 29% no Datafolha. Nesse mesmo período, o candidato de Lula oscilou negativamente de 35% para 29%.
Ou seja: Geraldo Julio (PSB), o poste de Eduardo, partiu do nada e chegou ao empate com Humberto Costa (PT), o experimentado senador que se apresenta ao eleitorado como preferido do pernambucano ilustre Lula.
O petismo aposta em Lula para tentar levar Humberto ao segundo turno. Afora as aparições na tevê, planeja-se um ato público com a presença do ex-soberano. Suprema ironia: o prestígio de Lula é confrontado com a popularidade do governador que, sob sua presidência, encontrou os cofres sempre abertos em Brasília.
A polarização PT X PSB fez murchar a oposição. Antes na segunda colocação, o deputado Mendonça Filho caiu de 22% para 9%. Encontra-se agora atrás de Daniel Coelho (PSDB), que foi de 8% para 12%. O Datafolha mediu as intenções de voto noutras praças. Aqui, os achados do Rio. Aqui, os de Belo Horizonte. Aqui, Porto Alegre. E aqui, Curitiba.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.