Topo

TSE inaugura novo site para instruir os eleitores

Josias de Souza

24/09/2012 04h50

A duas semanas do primeiro turno das eleições municipais, o TSE abriu uma nova 'janela' no seu portal na internet. Batizou-a de 'HotSite das Eleições 2012'. Reúne todas as instruções para que o eleitor exerça suas obrigações legais –do voto à justificativa pelo não comparecimento à zona eleitoral.

O site oferece aos visitantes inclusive a possibilidade de simular o voto –primeiro no vereador (cinco dígitos na urna eletrônica). Depois no prefeito (dois dígitos). Para evitar a acusação de direcionamento, o TSE utilizou legendas fictícias. Coisas assim: Partido do Folclore, Partido dos Ritmos Musicais e Partido das Festas Populares.

Há também no novo site um link que conduz o visitante para um lote de informações históricas e curiosidades sobre as eleições no Brasil. Ali, fica-se sabendo, por exemplo, que a primeira mulher a obter o direito de votar atribui o feito histórico a um homem: o marido.

Deu-se no Rio Grande do Norte, em 1927. Em despacho datado de 25 de novembro daquele ano, o magistrado potiguar Israel Ferreira Nunes anotou: "Tendo a requerente satisfeito as exigências da lei para ser eleitora, mando que inclua-se nas listas de eleitores."

Chamava-se Celina a suposta "requerente". Ouvida posteriormente, ela abiria mão da parternidade da iniciativa: "Eu não fiz nada! Tudo foi obra de meu marido, que empolgou-se na campanha de participação da mulher na política brasileira e, para ser coerente, começou com a dele, levando meu nome de roldão."

Celina acrescentou: "Jamais pude pensar que, assinando aquela inscrição eleitoral, o meu nome entraria para a história. E aí estão os livros e os jornais exaltando a minha atitude. O livro de João Batista Cascudo Rodrigues – A Mulher Brasileira – Direitos Políticos e Civis – colocou-me nas alturas. Até o cartório de Mossoró, onde me alistei, botou uma placa rememorando o acontecimento. Sou grata a tudo isso que devo exclusivamente ao meu saudoso marido."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

TSE inaugura novo site para instruir os eleitores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza