Topo

Fortunati X Manuela: o ‘machista’ e a 'brabinha'

Josias de Souza

28/09/2012 16h26

Candidato à reeleição, o prefeito de Porto Alegre, José fortunati (PDT), acendeu o pavio da rival Manuela D'Ávila (PCdoB) num debate radiofônico ocorrido nesta sexta (28). Submetido a uma saraivada de críticas à sua gestão, Fortunati disse que a antagonista estava "muito brabinha" e que "agressão não leva a nada." O tempo fechou.

Manuela foi à juguar do rival. Chamou-o de "machista", afeito a "agressões gratuitas" às mulheres. Acusou-o de ter chamado os engenheiros da prefeitura de "vagabundos" e uma repórter de "urubu". Fortunati viu-se compelido a retirar o "brabinha") que grudara na contendora.

Refutou a insinuação de machismo. Disse ter criado na prefeitura uma coordenadoria voltata à defesa dos direitos das mulheres. Chamou de "levianas" as acusações de Manuela. Disse não ter chamado engenheiros de "vagabundos" nem repórter de "urubu".

A refrega verbal ocorreu nas pegadas da divulgação de pesquisas que apontam para uma vitória de Fortunati no primeiro turno. Numa das sondagens, feita pelo Datafolha, o prefeito subiu de 41% para 47%. Algo que, se confirmado nas urnas, o reelegeria com 56% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos). Manuela caiu de 30% para 24%. O novo patamar asseguraria a ela 29% dos votos válidos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fortunati X Manuela: o ‘machista’ e a 'brabinha' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza