Topo

Presidência da Câmara: PMDB cede relatorias de MPs de Dilma para obter apoio da oposição

Josias de Souza

25/11/2012 20h07

Para assegurar os votos da oposição na disputa pela presidência da Câmara, o PMDB assumiu o compromisso de "democratizar" o processo de escolha de relatores de medidas provisórias. Hoje, apenas governistas são designados para relatar as MPs baixadas por Dilma Rousseff. A partir de 2013, a presidente terá de conviver também com relatores oposicionistas.

Levada à mesa pelo PSDB, a exigência foi aceita. Henrique Eduardo Alves, candidato do PMDB ao comando da Câmara, comprometeu-se a estabelecer um critério que inclua a oposição na distribuição das medidas provisórias, hoje monopolizadas por deputados petistas, peemedebistas e de legendas governistas de porte médio.

O aceno de Henrique Alves azeitou o entendimento com a oposição. O PPS já havia acenado com o apoio ao líder do PMDB. O PSDB deve formalizar o embarque na candidatura dele em 4 de dezembro. O DEM oficializará a mesma posição no dia seguinte, 5 de dezembro. O passo seguinte será definir o cargo que caberá a cada legenda na Mesa diretora da Câmara, conforme o tamanho da bancada de cada um.

Com isso, Henrique Alves como que potencializa seu favoritismo. Novesfora as dissidências, o deputado já dispunha da perspectiva de receber os votos do seu PMDB e do PT. De resto, coleciona compromissos assumidos com ele por PR, PP, PCdoB e PSC. Negocia com o PV, o PTB e o PSD do prefeito paulistano Gilberto Kassab.

Henrique Alves só evita assediar o PSB do governador pernambucano Eduardo Campos, que tenta empinar a candidatura alternativa do azarão Júlio Delgado (PSB-MG). Tenta-se isolá-lo. Imagina-se que, submetido à perspectiva de uma votação miúda, Eduardo talvez prefira retirar Delgado da pista. Por ora, Delgado emite nenhum sinal de que possa desistir.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidência da Câmara: PMDB cede relatorias de MPs de Dilma para obter apoio da oposição - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza