Topo

Após 18 meses, ‘faxina’ de Dilma deu em nada

Josias de Souza

10/03/2013 07h21

Completou um ano e meio a pseudofaxina feita por Dilma Rousseff em 2011. Sob denúncias, foram 'varridos' da Esplanada sete ministros. Noves fora as demissões, não há vetígios de punições. Pior: parte do 'detrito' voltou a frequentar o gabinete da faxineira.

Foram ao olho da rua: Antonio Palocci (Fazenda), Wagner Rossi (Agricultura), Orlando Silva (Esporte), Pedro Novais (Turismo) e Mário Negromonte (Cidades), Alfredo Nascimento (Transportes) e Carlos Lupi (PDT). As repórteres Catarina Alencastro e Isabel Braga verificaram o que se passou.

Palocci retomou a atividade de consultor que fez dele um milionário. Sumiu do PT. Rossi, trancado em seus rancores, também distanciou-se da rotina do PMDB. Só dá as caras de raro em raro, como na convenção que reconduziu o amigo Michel Temer à presidência da legenda, na semana passada.

Orlando ocupa uma cadeira do PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo. Novaes (PMDB) e Negromonte (PP) retomaram seus mandatos na Câmara federal. Submersos, viraram o que em parlamentês, o jargão do Parlamento, é chamado de "baixo clero".

Quanto a Lupi e Alfredo, presidentes do PDT e do PR, Dilma viu-se compelida a 'reabilitá-los'. Negocia com eles a participação das respectivas legendas na reforma ministerial que está por vir. A presidente abre a porta do gabinete e tapa o nariz porque a hora é de montagem de palanques. E nesss horas, Dilma já ensinou, "a gente faz o diabo."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após 18 meses, ‘faxina’ de Dilma deu em nada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza