Topo

STF: relator tucano da PEC constrange o PSDB

Josias de Souza

29/04/2013 05h04

Líder, Sampaio questiona liderado no STF

A presença de um tucano no epicentro da encrenca que opôs o Congresso ao STF provocou mal-estar e constrangimento no PSDB. Expoente do tucanato de Goiás, o deputado João Campos relatou a proposta de emenda anti-STF de autoria do petista Nazereno Fonteles, do Piauí. Fez isso sem comunicar ao partido.

Primeiro vice-líder do PSDB na Câmara, João Campos tornou-se alvo do líder da legenda, Carlos Sampaio (SP). Em mandado de segurança ajuizado no STF, Sampaio se insurge contra a aprovação do relatório do correligionário na Comissão de Constituição e Justiça. Pede que a tramitação da emenda, liberada na comissão, seja sustada.

João disse ao líder do seu partido que atuou como relator da encrenca em caráter pessoal, não partidário. E Sampaio: "Sei, João, mas o problema é que você é vice-líder. E o mandado de segurança que protocolei no Supremo é, em parte, contra você." Em privado, o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) definiu o relatório do tucano João como "uma bola nas costas".

Nesta terça (30), o líder Sampaio reunirá os seus 14 vice-líderes –entre eles João. Dirá algo assim: Do mesmo modo como eu divido com esse colegiado todos os fatos que julgo relevantes, gostaria que os vice-líderes fizessem o mesmo.

Pastor da Assembléia de Deus, João Campos torce o nariz para o STF, entre outras coisas, porque a Corte considerou legal a união entre pessoas do mesmo sexo. Para o deputado, o tribunal "legislou" sem ter poderes para tanto. Aliás, no parecer que prevaleceu na Comissão de Justiça, o irmão João anotou que o STF virou um "superlegislativo".

Esse não é o único tema que distancia João Campos do seu partido. Delegado de polícia, ele também é a favor da proposta de emenda à Constituição que retira do Ministério Público a prerrogativa de investigar. Dos 50 deputados federais do ninho, ele é o único a assumir a defesa desse projeto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

STF: relator tucano da PEC constrange o PSDB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza