Comissão do Senado convoca Gilberto Carvalho
Josias de Souza
14/05/2013 15h23
A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado aprovou nesta terça-feira (14) requerimento de convocação do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). Deseja-se obter dele explicações sobre a notícia de que a pasta sob seu comando realizou investigação paralela à sindicância aberta na Casa Civil contra Rosemary Noronha, a Rose, ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo.
Sob a coordenação da ministra Gleisi Hoffmann, os técnicos da Casa Civil detectaram "indícios de enriquecimento ilícito" de Rose. A equipe de Carvalho questionou a legalidade da sindicância. Diante do paradoxo, o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) requereu a convocação do ministro, amigo e ex-auxiliar de Lula, a quem Rose servia quando utilizou o cargo e o prestígio para traficar influência no Estado.
Havia oito senadores na hora em que o pedido de Aloysio Nunes foi a voto. Cinco posicionaram-se a favor. Agora, a direção da comissão marcará a data para que Gilberto Carvalho compareça ao Senado.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.