Topo

Deputado do PMDB protocola a CPI da Petrbras

Josias de Souza

23/05/2013 06h49

Há cerca de três semanas, um deputado do PT procurou o presidente da legenda, Rui Falcão, e dois ministros: Aloizio Mercadante (Educação) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Mostrou-lhes um sinal de fumaça: desgostoso por não ter sido nomeado ministro, o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) recolhia assinaturas para abrir uma CPI da Petrobras. Os ministros deram de ombros. Falcão menosprezou: só conseguiram 40 assinaturas, ele disse.

Pois bem. No início da noite desta quarta (23), surgiu o fogo: o deputado Quintão já colecionava 199 assinaturas, 28 além do mínimo exigido para requerer uma CPI. As legendas de oposição ocupam, hoje, 90 das 513 cadeiras da Câmara. Ou seja: há dentro do requerimento de Quintão 109 razões para o Planalto refletir sobre a ineficiência de sua coordenação política, hoje um empreendimento à deriva.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deputado do PMDB protocola a CPI da Petrbras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza