Topo

Inflação: Lula mira em FHC e acerta no Sarney

Josias de Souza

22/07/2013 05h27

A pretexto de ironizar a preocupação do do tucanato com o surto inflacionário, Lula declara o seguinte, em privado: "Acho engraçado, as pessoas têm memória curta. Eu tava dentro de uma fábrica, não faz muito tempo, e a inflação era de 80% ao mês. Hoje, você tem inflação de 5,8% ao ano. E aqueles que foram responsáveis pela inflação de 80% ao mês estão incomodados com os 5,8% ao ano."

Alguém precisa refrescar a memória de Lula. A inflação furou as nuvens sob José Sarney. Ele repassou para Fernando Collor um índice mensal de 84,32%. Sarney e Collor… Poucos governaram o Brasil tão mal tão bem quanto esses dois. Hoje, são aliados federais do petismo. Lula já declarou que Sarney "não é uma pessoa comum". Não fica bem alvejar o incomum pelas costas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inflação: Lula mira em FHC e acerta no Sarney - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza