Aécio: ‘Há chances reais de a oposição ganhar’
Josias de Souza
05/10/2013 21h17
"Ambos já apoiaram o PT e agora estão no campo da oposição", disse. "Nós, que podíamos estar divididos, nos unimos. Então, a tendência é que, a médio prazo, se consolidem as chances reais de a oposição ganhar a eleição. E acredito que seremos nós [os vitoriosos]."
Referindo-se à declaração de Marina sobre a natureza "programática" de sua aliança com Eduardo, Aécio declarou: "Acho que, na hora em que a discussão for programática, vai haver uma afinidade muito grande entre as nossas propostas. Não estamos nisso para sacramentar o que vem sendo feito e dizer que o governo do PT está indo bem. Ao contrário."
Acrescentou: "A gente quer meritocracia, recuperação do equilíbrio da federação, políticas sociais que permitam a superação e não apenas a administração da pobreza. Nossa visão sobre sustentabilidade também será muito próxima. Vejo a evolução do processo com serenidade, porque acho que haverá essa afinidade programática."
O repórter perguntou a Aécio se cogita propor a Eduardo um acordo de apoio recíproco em eventual segundo turno. E ele: "Não é preciso. A campanha vai levar a isso naturalmente. O fortalecimento das oposições é bom para o Brasil."
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.