Topo

No Piauí, Campos admite aliança com o PSDB

Josias de Souza

22/10/2013 04h00

O governador pernambucano Eduardo Campos desembarcou na noite passada na capital piauiense. Receberá nesta terça, na Assembléia Legislativa do Piauí, o título de 'Cidadão Piauiense'. Chegou perto da meia-noite. Foi recepcionado no aeroporto por uma claque que o aclamou como candidato ao Planalto e por um grupo suprapartidário.

Integraram o comitê de boas-vindas o governador do Piauí, Wilson Martins, do PSB de Campos; o prefeito de Teresina, Firmino Filho, do PSDB de Aécio Neves; o neossocialista Heráclito Fortes, um ex-demo recém-filiado ao PSB; e até um deputado federal do PSD de Gilberto Kassab, Júlio Cesar.

Conduziram o visitante até o hotel o governador Wilsão, como é conhecido, o prefeito tucano Firmino e o ex-senador Heráclito. Antes de se recolher ao quarto, Campos trocou um dedo de prosa com seus anfitriões no sagão (repare na foto acima, do site 180graus). Ouvido, o presidenciável do PSB admitiu que trabalha com a hipótese de uma aliança local do seu partido com o PSDB, em 2014.

Se confirmada, a coligação trasnformará a disputa pelo governo do Piauí numa espécie de samba do crioulo doido. No exercício do seu segundo mandato, Wilsão deve disputar o Senado. Pela lei, terá de deixar o cargo até abril. Assumirá o seu vice, Zé Filho, que é filiado ao PMDB de Michel Temer, o vice de Dilma Rousseff.

Na sucessão local, Zé Filho disputa o apoio do atual governador com um tucano, o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes. Os dois ambicionam a cabeça da chapa. Em privado, os dirigentes do PSB manifestam preferência por Silvio, do PSDB, considerado um candidato mais viável ao governo estadual. Tenta-se manter o PMDB na coligação.

Assim, o arranjo piauiense reuniria num mesmo palanque o PSB, que guerreia por Campos; o PMDB, que defende a reeleição de Dilma; e o PSDB, que irá de Aécio na disputa nacional. Como compatibilizar interesses tão díspares? É algo que a "nova política" de que tanto fala Marina Silva (Rede) terá de responder.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No Piauí, Campos admite aliança com o PSDB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza