Topo

Mensaleiros irão para Brasília no mesmo avião

Josias de Souza

16/11/2013 05h55

'Camburão aéreo': avião da Polícia Federal levará para Brasília presos em outros Estados

Elaborado sob a coordenação do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o esquema montado para cumprir as ordens do presidente do STF, Joaquim Barbosa, prevê um constrangimento adicional aos prisioneiros do mensalão: serão transportados até Brasília num mesmo voo.

Assim, personagens como os petistas José Dirceu e José Genoino, detidos em São Paulo, terão de dividir o avião, por exemplo, com o operador do mensalão Marcos Valério, preso em Belo Horizonte. Por sorte, o delator Roberto Jefferson, cuja prisão ainda não foi requerida, não estará entre os passageiros.

Nesta sexta, a PF divulgou uma foto da aeronave que fará as vezes de camburão aéreo. "A PF transportará para Brasília os presos em outros Estados com aeronave da própria instituição", anotou no Twitter.

Até o final da noite de sexta, entregaram-se em unidades da PF em São Paulo, no Rio e em Brasília dez dos 12 condenados que tiveram seus mandados de prisão expedidos por Barbosa. Restam Delúbio Saores, ex-tesoureiro do PT, e Henrique Pizzolatto, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil. Espera-se que a dupla se apresente neste sábado (16). Delúbio, em Goiânia ou Brasília. Pizzolatto, no Rio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mensaleiros irão para Brasília no mesmo avião - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza