Topo

Inquerito sobre o cartel de SP sobe para o STF

Josias de Souza

10/12/2013 20h21

A Justiça Federal remeteu ao STF o inquérito sobre o cartel suspeito de fraudar licitações de trens e do metrô em São Paulo. Fez isso a pedido da Polícia Federal. Em nota, a 6ª Vara Criminal Federal explicou que foram mencionadas no inquérito autoridades que dispõem da chamada prerrogativa de foro. Só podem ser investigadas com a anuência do Supremo.

A polícia diz ter colecionado indícios de que o governo paulista avalizou a formação de um cartel envolvendo a Siemens (Alemanha), Alstom (França), Bombardier (Canadá), Mitsui (Japão) e CAF (Espanha). Estão sob suspeita contratos firmados entre 1998 e 2008, sob os governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

A procuradora Karen Louise Kahn, do Ministério Público Federal, manifestou-se contra o envio do inquérito a Brasília. Ela considerou que não havia provas suficientes contra os políticos mencionados nos autos. Assinado pelo delegado federal Milton Fornazari Junior, o pedido da PF fora formalizado depois de um depoimento de Everton Rheinheimer, ex-presidnete da Siemens no Brasil.

Rheinheimer vinculou políticos ao lobista Arthur Teixeira, apontado como intermediador de propinas bancadas pela Alstom, Siemens e Bombardier. Segundo ele, teriam recebido dinheiro por baixo da mesa pelo menos dois personagens: o deputado federal licenciado Edson Aparecido, chefe da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin; e o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP). Ambos negam.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inquerito sobre o cartel de SP sobe para o STF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza