Parte do DEM trabalha contra aliança com Aécio
Josias de Souza
11/12/2013 04h28
Nas últimas sucessões presidenciais, sempre que tratava de alianças partidárias, o PSDB enchia o peito para anunciar, antes de qualquer negociação, que dispunha de dois parceiros automáticos: o DEM e o PPS. Dá-se agora algo diferente.
Após perder o apoio do PPS para o governista dissidente Eduardo Campos, do PSB, o presidenciável tucano Aécio Neves terá trabalho para adicionar o DEM à sua coligação. Surgiu no partido um movimento contrário à aliança com o PSDB.
O grupo avesso à manutenção do casamento com o tucanato se espraia pela bancada de deputados federais do DEM. Lideram o movimento o líder Ronaldo Caiado (GO) e o secretário-geral Onyx Lorenzoni (RS).
Essa ala sublevada do DEM defende que o partido lance uma candidatura presidencial própria. Planeja uma pesquisa para testar o nome do próprio Caiado. Como 'Plano B', o grupo prefere ir a 2014 solteiro no plano federal e livre para juntar-se com quem bem entender na esfera estadual.
Contra as posições dissidentes, remam na direção de Aécio o presidente do DEM federal, senador José Agripino Maia (RN), e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Ambos defendem a coligação com Aécio, sem prejuízo de que o partido faça nos Estados os acordos que lhe pareçam politicamente mais vantajosos.
Resta saber quem reunirá mais adeptos na convenção de junho de 2014, que dará a palavra final sobre a coligação nacional. De concreto, por ora, apenas a impressão de que a aliança de Aécio com o DEM é um empreendimento por fazer.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.