Topo

Reunido no Jaburu, PMDB administra flechadas

Josias de Souza

17/12/2013 08h26

A caciquia do PMDB e o governo da morubixaba Dilma voltaram à fase do tacape e da flecha com ponta molhada no curare. Na noite desta segunda-feira, reuniram-se no Jaburu, oca oficial do vice Michel Temer, o mandachuva da Câmara Henrique Alves, o ministro Moreira Franco e os líderes Eduardo Cunha e Eunício Oliveira.

Num repasto civilizado —facas, carnes, guardanapos brancos…— dissecaram-se os conflitos da tribo. Restou uma sensação de que a dona da taba presidencial e seu dono lidam com as encrencas à moda das lavadeiras: acomodam o ferro em cima e deixam o tempo passar.

Irresolvidas, pendências pequenas vão virando problemões. Que se somam a confusões novas. A penúltima atende pelo nome de adiamento da reforma ministerial. Estima-se que, dependendo da quantidade de astúcia, a aldeia governista chega a março em chamas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reunido no Jaburu, PMDB administra flechadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza