Topo

Reação aos protestos anti-Copa será publicitária

Josias de Souza

31/01/2014 17h31

O governo prepara uma reação aos protestos contra a Copa do Mundo, que ganham a internet e as ruas. O contra-ataque será publicitário. Dilma Rousseff receberá o esboço da campanha nos próximos dias.

O repórter Jeferson Ribeiro informa que o governo persegue dois objetivos. Quer prestar esclarecimentos sobre os gastos que realiza para organizar a Copa. E deseja realçar a importância do evento para o país.

A reação chega com atraso. A Copa foi à berlinda na onda de protestos de junho de 2013. A expressão "Padrão Fifa" virou bordão nacional, invocado como contraponto ao baixo nível dos serviços públicos em áreas como saúde e educação.

Nos últimos dias irrompeu nas redes sociais o movimento "não vai ter Copa". Seguiram-se manifestações de rua realizadas no sábado passado. Reuniram pouca gente. Mas houve tumulto em São Paulo —um manifestante foi baleado pela PM.

O orçamento da Copa é de R$ 25,5 bilhões, dos quais R$ 3,7 bilhões vêm da iniciativa privada. A cifra cobre obras de infraestrutura que teriam de ser feitas de qualquer maneira —reforma e ampliação de aeroportos, por exemplo.

Mas também inclui 12 estádios cuja grandiosidade não orna com a precariedade dos hospitais e escolas públicas. Com boa propaganda, pode-se vender até ovo sem casca. Mas o brasileiro já não parece disposto a acreditar em circo sem pão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reação aos protestos anti-Copa será publicitária - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza