Lula para ministro do Supremo: ‘Mostre a cara’
Josias de Souza
08/02/2014 20h17
Lula esteve em Ribeirão Preto neste sábado, 8. Foi eletrificar Alexandre Padilha, seu novo 'poste', num ato que marcou o início da "caravana" do candidato petista pelo interior do Estado de São Paulo. Ao discursar, Lula endereçou recado a "um ministro" do STF: "O grande papel de um ministro de uma Suprema Corte é falar nos autos do processo… Se quer fazer política, entre num partido… Mostre a cara!"
Supremo paradoxo: Lula pede ao alvo que mostre a cara e esquece de mencionar-lhe o nome. Talvez imagine que a carapuça sirva em Gilmar Mendes, o ministro que acaba de levantar a suspeita de lavagem de dinheiro nas "vaquinhas" que custeiam as multas dos condenados do mensalão.
Supondo-se que o destinatário do recado seja mesmo o ministro Gilmar, Lula tem todo o direito de cobrar comedimento. Mas renderia homenagens à lógica se explicasse, ainda que com atraso, por que diabos reuniu-se com Gilmar, em 26 de abril de 2012, no escritório do amigo Nelson Jobim, para pedir-lhe que, distanciando-se dos autos, operasse para adiar o julgamento do mensalão.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.