Lula desautoriza petistas que entoam 'volta Lula'
Josias de Souza
23/02/2014 05h15
Num instante em que um grupo de petistas reúne coragem e argumentos para pedir-lhe que substitua Dilma Rousseff na urna eletrônica de 2014, Lula decidiu agir em sentido inverso. Em privado, voltou a desautorizar o coro do 'volta, Lula'. Reafirmou seu apoio à presidente. Mencionou duas razões: 1) ela "tem direito de pleitear" a reeleição; 2) ela "tem todas as condições de ser reeleita."
Lula se irritou com a retomada do assunto. No relato de um petista que diz ter testemunhado a irritação, o padrinho de Dilma classifica a pregação em favor do seu retorno como "uma burrice". Para ele, em vez de perder tempo com tais "tolices", o PT deveria se unir para ajudar Dilma a prevalecer no primeiro turno.
Na visão de Lula, os cultores do passado tendem a silenciar quando ele começar a percorrer o país pedindo votos para Dilma. Algo que planeja iniciar até o final de março.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.