A 100 dias da Copa, Dilma vende ‘grande festa’
Josias de Souza
04/03/2014 20h51
Abriu a contagem regressiva: "Hoje é uma data muito especial para todos os brasileiros. Faltam 100 dias para a Copa e o país está na reta final dos preparativos para a grande festa." Repisou o bordão grandiloquente: "Hoje as cidades-sede da Copa das Copas se iluminam de verde e amarelo para lembrar que o momento esperado pelo mundo todo está chegando."
Dilma crê que todos os patrícios estão de prontidão, com sorrisos nos lábios: "Os brasileiros estão prontos para mostrar que sabem receber bem os turistas e contribuir para que esta seja a Copa das Copas."
Há dois dias, o rival tucano Aécio Neves disse que "23% das obras não devem ficar prontas por incompetência do governo". Dilma enxotou o pessimismo: "Com mais infraestrutura, o turismo sairá ganhando não só na Copa das Copas, mas também em épocas como o Carnaval."
Dilma —ou alguém escrevendo em seu nome—acha que os visitantes ficarão muito satisfeitos: "Turistas serão beneficiados com ampliação de aeroportos, mais conforto e agilidade." De resto, Dilma —ou o porta-texto dela—imagina que você não vê a hora de "entrar em campo" e "virar técnico de futebol".
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.