Topo

Judiciário fará em cinco dias quase 3 mil júris

Josias de Souza

14/03/2014 18h44

Mobilizados pelo Conselho Nacional de Justiça, tribunais de todo país farão um mutirão. Batizado de Semana Nacional do Júri, tem como objetivo limpar das prateleiras do Judiciário os processos de crimes contra a vida que tramitam há mais de quatro anos. Começa nesta segunda (17) e vai até sexta (21).

Nesse curto intervalo de cinco dias, pretende-se julgar cerca de 3 mil processos. O CNJ pediu aos 27 tribunais de Justiça informações sobre a quantidade de casos que devem ser resolvidos. Numa conta ainda parcial, que inclui os dados de 23 tribunais, a soma chegou a 2.932 processos (veja). Ainda vão entrar nessa conta os júris do Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba e Goiás.

Pernambuco, um dos Estados mais violentos do Mundo, realizará a maior quantidade de julgamentos: 442. Vêm a seguir o Ceará, com 336 processos, e o Paraná, com 256. Minas Gerais fará 190 júris. São Paulo, 150.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Judiciário fará em cinco dias quase 3 mil júris - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza