Topo

‘Com Alckmin eu não sento’,diz Viana a Cardozo

Josias de Souza

07/05/2014 13h44

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) programara-se para coordenar uma reunião sobre a crise dos refugiados haitianos com os governadores Tião Viana, do Acre, e Geraldo Alckmin, de São Paulo. Ao tocar o telefone para o correligionário Viana, seu companheiro de PT, o ministro se deu conta de que chegou à encrenca um lance atrasado: "Com o Alckmin, eu não sento", disse-lhe o governador acriano.

O telefonema ocorreu nesta terça (6). O ministro pretendia marcar a reunião para sexta-feira (9). Teve de dar meia-volta. Viana julga-se desrespeitado por Alckmin, que o chamou de "irresponsável" por enviar imigrantes haitianos para a capital paulista sem aviso prévio. Os dois trocaram insultos na semana passada.

Na conversa com Cardozo, Viana revelou-se desapontado também com o ministro, que o criticara por ter fechado "unilateralmente" um abrigo de imigrantes na cidade de Brasiléia. Recordou-lhe que a pasta da Justiça fora avisada por escrito. As cheias do Rio Madeira forçaram a transferência do abrigo para a capital, Rio Branco.

Quanto ao entra e sai de haitianos, Viana disse que o Acre não fez nada de diferente em relação ao que vem sendo feito nos últimos três anos. Acha que seu governo foi metido numa encrenca que é federal, não estadual. Chateou-se por avaliar que Brasília não reconhece o seu esforço nem assume adequadamente responsabilidades que são da União.

Viana disse a Cardozo que o governo federal não tem noção da encrenca que está se formando com a chegada desordenada de imigrantes, que já vêm apenas do Haiti. De viagem marcada para São Paulo, nesta quarta, Viana se dispôs a fazer escala em Brasília na volta. Sem Alckmin, topa conversar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

‘Com Alckmin eu não sento’,diz Viana a Cardozo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza