Topo

Governistas farão indicações para a CPI mista

Josias de Souza

20/05/2014 07h42

Os partidos do bloco partidário governista que ainda não indicaram seus representantes na CPI mista da Petrobras decidiram apresentar os nomes nesta terça-feira (20), último dia do prazo fixado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo os líderes do PT na Câmara e no Senado, deputado Vicentinho (SP) e senador Humberto Costa (PE), a lista será divulgada durante a sessão noturna do Congresso, que reúne as duas Casas do Legistivo. A comissão terá 32 membros, dos quais 19 já são conhecidos, a maioria oposicionistas ou governistas em litígio com o Planalto.

Mesmo incompleta, a CPI já teria número suficiente de membros para iniciar os seus tabalhos. Daí a movimentação do bloco leal a Dilma Rousseff. Os oposicionistas se reunirão nesta terça, no gabinete do líder tucano Antonio Imbassahy, para ajustar a estratégia. Eles se programaram para jogar na internet e projetar num telão na Câmara os nomes dos partidos e líderes que sonegam nomes para a CPI.

De resto, a oposição se equipa para realizar a sessão inaugural da CPI mista nesta quarta-feria (21). O PT ainda tentará evitar, cobrando de Renan uma definição sobre o recurso no qual o partido sustentou que apenas uma CPI, a do Senado, deveria funcionar. Líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE) acalenta a expectativa de que, a comissão mista, com a participação de deputados, pode ser menos chapa branca do que a do Senado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governistas farão indicações para a CPI mista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza